top of page
MESAS-REDONDAS
Mesa I – Periferias Interculturais
01/12/2023 (Sexta-feira), 08h30, Auditório do CCBS - UNIMONTES
DEBATEDORES
Prof. Dr. Humberto Santana - CEFET-RJ
Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui graduação em Ciências Sociais e História. Tem experiência em pesquisas na área de antropologia da religião, povos tradicionais, etnografia documental e desigualdades sociais. Desenvolve pesquisas quantitativas e qualitativas nos temas mencionados. Pesquisador Associado ao Núcleo de Antropologia Simétrica do Museu Nacional (NAnSi/MN/UFRJ).
Prof. Dr. Edgar Rodrigues Barbosa Neto - UFMG
Graduado em História pela Universidade Federal de Pelotas, Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutor em Antropologia Social pelo PPGAS / Museu Nacional (UFRJ). Realizou Estágios Pós-Doutorais na Universidade Federal de Minas Gerais, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e no PPGAS do Museu Nacional (UFRJ). Foi Professor da Universidade de Santa Cruz do Sul, do Instituto de Filosofia Padre Berthier, da Universidade Federal de Rio Grande e da Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é Professor de Antropologia do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação (DECAE / FaE), da Formação Intercultural para Educadores Indígenas e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais. É membro do Núcleo Gestor do Programa Ações Afirmativas da FaE (UFMG). É Coordenador do Laboratório de Etnografia e Antropologia das Religiões (LEAR / FAFICH / UFMG), Pesquisador Associado ao Núcleo de Antropologia Simétrica do PPGAS do Museu Nacional e ao Instituto de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa (INCTI / CNPq). Os seus principais interesses de pesquisa concentram-se nas áreas de Antropologia das Religiões de Matriz Africana, Estudos Afro-Brasileiros, Antropologia e Educação, Antropologias AfroIndígenas.
Prof. Drs. Guaraci Maximiano - PUC-MG
Psicólogo clínico, especialista em Psicanálise e Direito; Direito Público, mestre e doutorando em Ciências da Religião pela PUC-Minas, bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), com enfoque em religiões de matriz africana de tradição Bantu e Diálogo Inter-religioso, com foco em povos tradicionais. Sacerdote no candomblé, na umbanda e no congado-reinado no Centro Espírita São Sebastião (CESS). Experiência como secretário e vice-presidente da Associação de Umbanda e Candomblé do Estado de Minas Gerais (AUCEMG), comissário do juizado da infância e juventude e psicólogo no Programa de Atenção ao Paciente Judicial (PAI-PJ), ambos no Tribunal de Justiça dos Estado de Minas Gerais (TJ-MG). Delegado na IV Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial pela Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (CPIR), participante do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) da Prefeitura de Belo Horizonte e no IV CONAPIR (Brasília/2018).
MEDIADORA
Profª. Dr.ª Leonara Lacerda Delfino - Unimontes
É professora permanente e pós-doutora em História pelo PPGH-UNIMONTES, integrante do GT Nacional: Emancipações e Pós-abolição e dos grupos de pesquisa: Emancipações e Pós-Abolição em Minas Gerais (UFJF), GDECO-ETNOPO (Grupo de Pesquisa para uma Educação Decolonial PluriEtnoPopular/ Unimontes). É doutora e mestre em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Participou do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE- CAPES) pela Universidade de Coimbra (2014). Graduou-se em história e tem experiência nos estudos relacionados às irmandades do Rosário e à Diáspora Atlântica. Atualmente atua no Programa de Pós Graduação em História da Unimontes e desenvolve uma pesquisa voltada para a construção das práticas emancipatórias forjadas nas intervenções do PIBID e usos da História Pública, com ênfase nos temas gênero, raça e formação das subjetividades docentes.
Mesa II – O Sagrado, o feminino e os desafios contemporâneos
01/12/2023 (Sexta-feira), 11h00, Auditório do CCBS - UNIMONTES
DEBATEDORAS
Prof.ª Ms.ª Peti Mama Guiné-Bissau - UNILAB
Antropóloga e Ativista guineense; Jornalista e Feminista Negra Africana. Atualmente, sou doutoranda em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal do Pará (UFPA); e professora substituta na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), atuando no Campus Palmares - Ceará/Brasil. Detenho mestrado em Antropologia proporcionado por uma parceria entre a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e a Universidade Federal do Ceará (UFC); e sou graduada em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Meus interesses para pesquisas acadêmicas situam-se no entorno de Antropologia política e de gênero, com ênfase em povos e economias tradicionais. Nesse quesito, acumulo experiência com temas relacionados à Diáspora, Poder, Epistemologias nos Sules Globais e Direitos Humanos.
Manuela Braga - Makota Manvusideloya JCENARAB
Pedagoga,Makota de Nkissi,Coordenadora Jcenarab/Norte de Minas, Diretora da pasta de Mulheres da UNEGRO/MG, integrante NEABI / IFNMG, Coordenadora do Projeto Ser Singular/Montes Claros, Coordenadora Municipal da Revolução Solidária.
Regina Aparecida Lopes Oliveira
Vice presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial - COMPIR de Montes Claros/MG.
bottom of page