top of page

CONFERÊNCIAS

Conferência I  – Identidade e Reconhecimento na Diáspora

29/11/2023 (Quarta-feira), 20h00, Auditório do CCBS - UNIMONTES 

CONFERENCISTAS 
Profª Dr.ª Joanice Santos Conceição (UNILAB)

Professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira; Doutora e Mestre em Ciências Sociais/Antropologia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP, defendeu, respectivamente, a tese intitulada, Duas Metades, uma existência: produção de masculinidades e feminilidades na Irmandade da Boa Morte e no Culto de Babá Egum (2011) e a dissertação sob o título, Mulheres do partido alto: elegância, fé e poder - um estudo de caso sobre a Irmandade da Boa Morte (2004); Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (1997); Tem interesse nas seguintes áreas: Antropologia das Populações Afro-brasileiras, com ênfase nos temas identidades, Mulher Negra, Rituais, Gênero, Sexualidades/Masculinidades/Feminilidades, Religiões, Quilombo, Relações Raciais, Teoria Queer, Educação e nas Lei 10639/03 e 11645. Coodenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Azânia. Vice- Coordenadora da Sepir- Serviço de Promoção da Igualdade Racial da UNILAB. 

Prof. Isaura Guzman 

FOTO RIMA.jpg
download.jpg

É diretora artística e maître-coreógrafa. Formada em ballet clássico no Instituto Superior de Artes de Havana, em pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil e estudou piano, flauta-transversal e canto lírico na Escola de Artes de Cuba. Desenvolveu uma nova metodologia que facilita o aprendizado da dança clássica. Trabalhou em turnês internacionais com o Ballet Nacional de Cuba, Ballet de Camagüey, Ópera de Cuba, Zarzuela Cubana, com as companhias Cisne Negro, Lina Penteado, Ballet Stagium e Balé da Cidade de São Paulo. E atualmente é diretora da Companhia de Dança Cumbre. É palestrante internacional, recebeu o Prêmio Magnífico 2009 – Brasil. Prêmio de Melhor Maestra Preparadora no VII Certamen Interamericano de Danza – Córdoba, Argentina e representou o Brasil nos festivais de Osaka – Japão e de Paris – França nos anos de 1991 e 1992.

MEDIADOR 
Prof. Dr. João Batista de Almeida Costa (Unimontes)





 

_69a507804d278019b5bb34706121749d_0.jpeg

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), mestrado em Antropologia pela Universidade de Brasília (1999) e doutorado em Antropologia pela Universidade de Brasília (2003). Atua como professor-pesquisador com estudo e pesquisas sobre temáticas culturais vinculadas às populações tradicionais, Sertão, Identidade Regional e diversas temáticas necessárias à formação dos estudantes na área disciplinar da Antropologia Social na graduação da Universidade Estadual de Montes Claros. No Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social estou vinculado à linha de pesquisa Movimentos sociais, identidade e territorialidade, desenvolvendo estudos e orientando pesquisas sobre povos e comunidades tradicionais no Norte de Minas, bem como realizando perícias para elaboração de relatórios antropológicos para organismos estatais ou para entidades de povos e comunidades tradicionais que assessora em seus processos sociais. Também tenho atendido à demanda de Terreiros de Candomblé e de Umbanda para elaboração de pareceres dos bens patrimoniais e imateriais, em que buscam registrar nos Conselhos de Patrimônio Cultural dos municípios suas condições singulares.

GUARDIÕES
Mam'etu Kalembesi - Cientista Social Charlene Aguiar
Tat'etu
 Italende - Manzu Kaiala

 

Conferência II  – Estratégias para Acesso aos Direitos e Efetivação de Políticas Públicas
30/11/2023 (Quinta-feira), 19h30, Auditório do CCBS - UNIMONTES 

CONFERENCISTAS 

Tat'etu Dansuregi - Associação Kongo Matamba – Montes Claros/MG


Adv. Rafael Vicente - CENARAB




















 
 
Taata Konmannanjy - CNPCT/DF

Rafael Vicente Corrêa Lucas, Kota Kilumbando dya N'Zazi, Coordenador Nacional de Juventude, Mobilização e Comunicação do CENARAB, Graduado em Direito pela UFMG, atualmente é advogado popular do Instituto Guaicuy, foi Conselheiro de Promoção da Igualdade Racial do Estado de MInas Gerais - CONEPIR e Coordenador do GT dos Povos e Comunidades Tradicionais Biênio 2019/2021, foi membro Titular do do Comitê de Diversidade Religiosa do Estado de Minas Gerais - Biênio 2016/2018, é especialista em Direitos Humanos com ênfase em Povos e Comunidades de Tradição Religiosa de Matriz Africana, Promoção da Igualdade Racial e Promoção da Cidadania e Direitos da População LGBTQIA+

WhatsApp Image 2023-11-20 at 08.09.58.jpeg
8576238c-ede1-49f5-975b-409b9cec273d.jpg

Possui graduação em História pela UNIASSELVI (2010). Atualmente é Diretor/Presidente da Associação Nacional Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu - ACBANTU. Tem experiência na área de História, com ênfase no Patrimônio Linguístico da Cultura Bantu. Atua nas áreas de Etnodesenvolvimento, Meio Ambiente, Agricultura Familiar para Povos de Terreiro nos seus saberes e fazeres Ancestrais, Políticas Públicas para Povos e Comunidades Tradicionais, Patrimônio Material e Imaterial da Diáspora Africana. Ministra Cursos sobre a Etnia Bantu. É membro do Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais, Conselho Estadual do Meio Ambiente e da Comissão Estadual para Sustentabilidade de Povos e Comunidades Tradicionais do Estado da Bahia.

Pai Ricardo - Casa Pai Jacoob do Oriente

WhatsApp Image 2023-11-27 at 15.42.00.jpeg

MEDIADORA

Prof.ª Ms. Cláudia Luz - Unimontes

WhatsApp Image 2023-10-20 at 11.17.24.jpeg

Possui graduação em Ciencias Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). É professora da Universidade Estadual de Montes Claros-MG na área de Antropologia e pesquisadora com ênfase em Antropologia Rural, atuando principalmente com a temática das identidades e territorialidades de povos e comunidades tradicionais.

GUARDIÕES
Mam'etu Sitaualê - Sacerdotisa dirigente do Ilê Branco de Taumamin – Montes Claros/MG  
Mam'etu Itacileuí - Adv. Maria Oliveira

Pai Ricardo de Moura, filho de Oxossi e Ieman-já, é o Zelador da Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente e fundador do OriSamba, filho carnal e herdeiro da Mãe Maria das Dores de Moura que fundou o Terreiro com seu marido e primeiro Zelador da Casa: Pai Joaquim Camilo. Pai Ricardo é membro diretor do CENARAB (Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira) e, atualmente, está como presidente do RUM (Reunião Umbandista Mineira) e membro titular do COMPIR (Con-selho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Belo Horizonte-MG. 

Conferência III  – O culto e o corpo: Reflexões para pensar a permanência do Sagrado Afro-brasileiro
01/12/2023 (Sexta-feira), 19h30, Auditório do CCBS - UNIMONTES 

CONFERENCISTAS 

Mam'etu Bankizalu - Sacerdotisa dirigente do Manzo Makuenza Mazambi – Montes Claros/MG

Makota Celinha - CENARAB-BH

WhatsApp Image 2023-11-20 at 15.01.15.jpeg

Jornalista, empreendedora social da rede Ashoka e coordenadora nacional do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira (CENARAB)

Prof. Dr. José Luiz Quadros de Magalhães

d3aa3fa6-d2ea-433e-979d-6e43f8325a2d.jpeg

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), graduação em Língua e Literatura Francesa pela Universidade Nancy II (1983), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991) e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais

MEDIADORA

Prof.ª Dr.ª Cristina Borges - Unimontes

servletrecuperafoto.gif

Graduada em Filosofia pela Universidade Estadual de Montes Claros ; Mestrado e Doutorado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É professora da Universidade Estadual de Montes Claros. Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros/UNIMONTES. Tutora do Programa de Educação Tutorial em Ciência da Religião/UNIMONTES/MEC. Professora colaboradora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.Tem experiência nas áreas de Filosofia e Ciências da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia Intercultural, Educação Intercultural, Crítica Decolonial, Interculturalidade Crítica, Ensino Religioso, Educação para as relações étinico-raciais e Religiões Brasileiras de Matriz Africana.

GUARDIÕES
Mametto Oyasì - Sacerdotisa representante do Bakiso N´Gunzo Ria N´Zaze (Novo Gama/GO)
Irewasimbi - Cientista Social Luiz Fábio Pinheiro

bottom of page